A Mão Negra de Estremoz

A MÃO ESTÁ COMPLETA - 5 são os membros: Polegar-O Cérebro; Mindinho- Pequeno mas solidário; Anelar- O Aliado; Indicador- Quem mostra a "direcção" e Maior de Todos - Grande no tamanho e nas convicções.

13 abril 2006



Se fosse vivo, António Spínola teria completado 96 anos na passada terça feira, dia 11 de Abril, precisamente o dia em que a Câmara Municipal de Estremoz resolveu homenageá-lo. A cerimónia foi digna, como dignos foram os discursos do Presidente da Câmara e do Governador Civil de Beja. Muita emoção na plateia, uma ou outra teimosa lágrima de gente mais saudosa e no final o encanto do Orfeão Tomás Alcaide. Na primeira fila, com um silêncio ensurdecedor esteve Mário Soares. No final beijos e abraços e assim se escreveu uma bonita página da história de Portugal.

Nessa noite já tarde, em pleno Restaurante "São Rosas" 7(sete) magnificos convivas saborearam a cerimónia e falaram do passado, do presente e da politica. Quem eram? Dois foram convidados, um falou, o outro está em silêncio, 3 têm responsabilidades municipais, o sexto elemento trabalha num concelho limítrofe e o que resta dirige uma instituição em Estremoz. Para a história ficam as estórias que o que está em silêncio contou, para gáudio dos outros...