A Mão Negra de Estremoz

A MÃO ESTÁ COMPLETA - 5 são os membros: Polegar-O Cérebro; Mindinho- Pequeno mas solidário; Anelar- O Aliado; Indicador- Quem mostra a "direcção" e Maior de Todos - Grande no tamanho e nas convicções.

06 maio 2006

PLÁTANOS, CHOUPOS E DESENCONTROS

Por altura da Primavera os moradores do Bairro de Mendeiros, os professores, os funcionários e os alunos da Escola Sebastião da Gama em Estremoz são "bombardeados" com uma espécie de "penugem branca" que resulta das árvores plantadas no interior da dita escola.
As queixas são várias e há pessoas cuja qualidade de vida passa a ser um verdadeiro inferno: Dores de cabeça, espirros constantes, comichão no nariz e na garganta, apertos no peito, olhos inchados são algumas das consequências do pólen que se acumula nas ruas, portas e janelas e que não obstante todos os cuidados se infiltra na casa das pessoas.
Mesmo com todo este "aparato" os responsáveis locais pouco parecem importar-se.
No passado, os moradores fizeram um abaixo assinado que foi enviado à Câmara. Para a Escola seguiu igual documento. O técnico do gabinete de ambiente da autarquia também tem conhecimento da situação. O conselho executivo da escola idem. Resultado : NADA.
Pese o facto das árvores estarem dentro do recinto da escola, parece evidente que se trata dum caso de saúde pública, logo é um assunto que diz respeito a todos nós.
E sendo um assunto que diz respeito a todos a solução, deverá ser encontrada a bem de todos. É um assunto que não pode ficar no poder descricionário do executivo da escola e cuja resolução extravasa os muros da escola. Tivéssemos nós noutros sitios deste Portugal e há muito que "os calos" já tinham apertado para muito boa gente. Já vimos escolas trancadas a cadeado por coisas mais pequenas....
Se a solução é podar as árvores, pois bem podem-se as árvores. Se é de mangueira e agulheta dos bombeiros, tudo bem avançem os bombeiros. Se é para cortar o mal pela raiz, cortem-se as árvores!!! Que diabo , caem as consciências ambientais se, em nome da saúde e da qualidade de vida das pessoas, 3 ou 4 árvores tiverem que ser abatidas ?
Ficar a ver é que não ! Fingir que não se vê também não nos parece a melhor opção. E finalmente, dizer que "são os outros" que têm que fazer também nos parece uma opção incorrecta.

5 Comments:

Anonymous El anarquist said...

Compreendo o problema mas sou pela natureza. Cortar as arvores só com a garantia de plantar mais

11:36 da tarde  
Anonymous Alentejano said...

se vivesses aqui ao pé não falavas assim, não sei o que é que estão á espera para acabarem com elas.

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os gajos que deviam cortar não vivem aqui por isso tão lixando

11:38 da tarde  
Blogger skype said...

"somos pelas arvores"

2:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os Alergicos não são rspeitados no nosso país a unica coisa (medicamento...) barato que se pode tomar è a cortisona, o que nos provoca depois outras doênças, os medicamentos e a s consultas de alergologos são carissimas , se soubessem o sofrimento de um alergico , ja tinham acabado com este problema que se plantem outro tipo de arvores, mas que acabem com este sofrimento...

12:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home