A Mão Negra de Estremoz

A MÃO ESTÁ COMPLETA - 5 são os membros: Polegar-O Cérebro; Mindinho- Pequeno mas solidário; Anelar- O Aliado; Indicador- Quem mostra a "direcção" e Maior de Todos - Grande no tamanho e nas convicções.

02 junho 2006

NÓS E A MINISTRA DA EDUCAÇÃO

Custa-me admitir mas há coisas onde a ministra da Educação tem razão na recente polémica por causa da revisão do estatuto da carreira docente. Custa-me também admitir que ainda haja colegas que preferem apenas criticar e não admitir que apesar de "dolorosas" algumas medidas são necessárias. Custa-me igualmente que, no passado não tenha havido coragem de as tomar.
Onde é que a ministra tem razão:
- Concursos para quatro anos
- Avaliação dos professores
- Congelamento da progressão automática na carreira
- Substituição dos professores em falta
- Maior envolvimento dos pais e associações locais
São exemplos de medidas sensatas que os colegas professores deveriam analisar com isenção, em vez de declararem guerra dia sim, dia não!O nível,deplorável, do conhecimento dos nossos jovens, não será razão suficiente para que nós os professores tenhamos um bocadinho mais de humildade?Numa má educação,o culpado é sempre o educador! Somos todos? Seja! mas então juntemos esforços para vencer esta batalha, que é decisiva para o nosso futuro!