A Mão Negra de Estremoz

A MÃO ESTÁ COMPLETA - 5 são os membros: Polegar-O Cérebro; Mindinho- Pequeno mas solidário; Anelar- O Aliado; Indicador- Quem mostra a "direcção" e Maior de Todos - Grande no tamanho e nas convicções.

27 julho 2006

A ÁGUA - PRECIOSO LIQUIDO DIVIDE OS ESTREMOCENSES

A noticia não é de hoje. A Câmara Municipal de Estremoz aprovou a saída da AMAMB e a Assembleia Municipal reiterou essa intenção. O PCP e o STAL empenharam-se na defesa da continuidade do muncipio nessa Associação de Municipios. O PS e o PSD alinharam pela saída.
Agora que a "poeira" já baixou e o "ruido" já é menor seria bom colocarmos algumas questões á laia de conversa colectiva para que a informação subsista e sejam filtradas as politiquices.
Por exemplo:
A água de Estremoz é diferente da dos restantes concelhos, ao ponto de motivar tanta polémica?
Qual é a opinião dos estremocenses sobre os posicionamentos das diversas forças politica? Qual é o papel que está reservado aos municipios depois de concessionarem o fornecimento da água a outras entidades? Será de esperar obras profundas já a curto, na rede de abastecimento? Concorda com aumento de preço, desde que a qualidade do fornecimento seja melhorada? O aumento da qualidade está garantido? É real a possiblidade de despedimentos de trabalhadores da autarquia que trabalham no sector das águas? O que tema a "Àguas de Portugal" que a AMAMB não tem?
Comente.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na minha modesta opinião esta é uma vitória sobretudo de Estremoz e da sua população.
Quanto às posições dos partidos são todas conhecidas, todos os partidos excepto a CDU (não totalmente) é contra, e as razões são óbvias.
A AMAMB é o último reduto dos comunistas no Alto Alentejo e em Estremoz tentaram a todo o custo manter a cidade ligada a essa associação (de minicípios comunistas) independentemente do facto de em quase 6 anos nem um simples projecto ter aprovado!
A empresa Águas do Centro Alentejo tem provas dadas por todo o Alentejo, obras concluídas e em fase de conclusão em concelhos vizinhos ao nosso, esta empresa não precisa que ninguém a venha para aqui defender.
Os comunistas defendem que a Câmara quer privatizar as águas, no entanto a ACA é 100% pública e a AMAMB prevê a entrada de parceiros privados até 49% do seu capital (isto claro está se algum dia chegar a ter algum projecto aprovado).
Quero ainda deixar aqui uma palavra de apreço para os membros da CDU que votaram na proposta da CME, ainda há homens de coragem que colocam a sua população à frente dos interesses partidários!

9:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O despedimento de trabalhadores não parece uma hipote muito real, Quando muito verificar-se-á a aplicação da lei da mobilidade que no extremo põe as pessoas em casa a receber 60% do ordenado e com a possibilidade de acumular com emprego na iniciativa privada ou mesmo de trabalhar por conta própria, o que para o caso de alguns dos trabalhadores daquela area seria uma optima solução. Mas isso será opção para outro executivo de uma outra qualquer cor...

2:07 da tarde  
Anonymous LC said...

Mais do que comentar quero publicamente dar os parabéns ao comentário que Sérgio Cóias inseriu num outro blog sobre a situação do PCP e da CDU em Estremoz. È com homens como este que a esquerda e o PCP podem e devem contar.
Obrigado Sérgio.
Por motivos que toda a gente pode supor não posso colocar o meu nome, mas ele sabe quem eu sou.

3:37 da tarde  
Anonymous Cidadão de Estremoz said...

Comunicado da CDU: Palhaçada; Comunicado do STAL (leia-se Albino): Outra palhaçada
POsição dos partidos: Normal
Câmara e Assembleia: Tantas palmas para quê fizeram aquilo que o povo esperava deles?
Futuro dos trabalhadores: Têm que estar preparados para tudo!!!
AMAMB: Refugio dos comunistas que nada sabem fazer e precisam de emprego;
Águas de Portugal: Monopólio do Estado para vender a privados.
FUTURO: Estamos todos á espera que a Câmara faça alguma coisa pela qualidade de vida.

3:43 da tarde  
Anonymous Estremocense Atento said...

Depois do folclore da CDU e do PCP sobre a água em Estremoz... não percebo porque é que ainda não retiraram os cartazes que espalharam pela cidade mentindo GROSSEIRAMENTE sobre a privatização da água (opinião deles).
Não sei o que é que estão á espera para os retirarem. Devem estra á espera que sejam os trabalhadores da autarquia a tirá-los.

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Citação
"A água de Estremoz é diferente da dos restantes concelhos, ao ponto de motivar tanta polémica?"

Eu não um perito em águas mas axo que quando ela vem castanha (o que já aconteceu algumas, vá muitas vezes), é porque algo não está muito puro...

1:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home