A Mão Negra de Estremoz

A MÃO ESTÁ COMPLETA - 5 são os membros: Polegar-O Cérebro; Mindinho- Pequeno mas solidário; Anelar- O Aliado; Indicador- Quem mostra a "direcção" e Maior de Todos - Grande no tamanho e nas convicções.

07 setembro 2006

O ESTADO DO CONCELHO

A 9 de Outubro decorrerá um ano depois das últimas eleições autárquicas em que o PS foi vencedor da Cãmara de Estremoz. Durante este período muita coisa se disse, umas a favor outras contra, tomaram-se medidas, umas mais polémicas outras... esperadas e neste momento haverá coisas por fazer, outras prometidas e não realizadas... enfim é assim a vida das autarquias.
O desafio que lançamos aos cibernautas é postarem a vossa opinião, em jeito de balanço, deste 1º ano de mandato.
Estarão as coisas melhores? Estagnaram? Estão piores?
Quais sectores melhoraram? Onde é que as coisas pioraram? Os trabalhadores estão contentes com a nova gestão? O que pensa a população?
Há saudosismo relativamente aos ex-autarcas?
E o futuro? O que nos espera até 2009?

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na minha modesta opinião estamos hoje melhor do que estávamos anteriormente.
Houve coragem política para "mexer" em algumas questões polémicas gravosas para a população (ex: água, EDECE, contenção de custos...), haja coragem também para "mexer" em outras questões do género no futuro.
Se o actual executivo, com as limitações que lhe conhecemos (dívidas astronómicas, minoria na autarquia, trabalhadores a mais e muitas vezes perguiçosos...) conseguiu colocar tantas questões importantes na agenda política, penso que com o tempo muitas mais irá colocar e umas melhor outras pior, todas hão de ser resolvidas.
Há que dar tempo ao tempo, mesmo assim acho que em problemas de fundo este executivo já fez mais num ano que o anterior em 12.
Parabéns e coragem, muita coragem...

5:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, este senhor deve andar a dormir certamente. De facto mexeram em algumas coisas, mas não p ara o melhor. A água essa, vai ver o preço disparar dentro de um tempo, a contenção de custos, bem, se você acha q diminuir o investimento na cidade, tornando a cidade cada vez menos atractiva para jovens, empresarios e afins...então é verdade. O mal, meu amigo é q as politicas idiotas deste executivo estão a asfixiar lentamente Estremoz. Isto sem falar de perfeitos fiascos como a FIAPE, a Juvemoz, e um concerto da Marisa que, enche Pavilhoes em todo o lado, mas estes senhores por burrice e teimosia ao escolher uma data como a escolhida, meteram la 800 pessoas. O que é somente mais um sucesso à Fateixa... Sucesso na mediocridade. Quanto ao n~de funcionarios, bem, a CME tem possivelmente mais agora do que tinha durante o reinado Mourinha. Contenção de custos? Apesar de as horas extras terem sofrido um abate, mas so para alguns, o certo é que os boys do PS continuam a ter uma fortuna em ajudas de custo, entre eles o actual executivo. Tenham vergonha meus senhores. Quanto à EDECE, concordo em que tivesse q ser mexida, mas e as dividas e afins? Será que o Fateixa vai deixar pendurados empresarios e trabalhadores sem receber o que lhes é devido? E não iremos ver a contratações feitas pelo Executivo para fazer as mesmas tarefas que dantes se faziam lá, ou será que estes senhores pensam que é com a criação de um novo pelouro que escondem o compadrio? Eu votei nestes senhores e posso dizer desde já que foi o maior erro da minha vida!

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"maior cego é aquele que não quer ver", isto para responder ao comentário anterior:
Água o que aconteceu?quais os custos da decisão? novidades se houver...só em 2009.
EDECE o que aconteceu?não se sabe nada continua tudo na mesma....
lixo?recolha do lixo a maior vergonha de sempre.
acessores?quantos?
derrama?para que serve?
limpeza da cidade?está melhor?o lago do gadanha é o melhor exemplo de limpeza e promoção de estremoz
ZIA?como está?
Centro Cultural?o que se passa?
Neste momento em que o executivo podia apresentar obra feita durante o seu primeiro ano de mandato, não o pode fazer porque passou o tempo a dizer mal do anterior. Portanto só fachada.
Este executivo municipal é a continuação nua e crua do desastre anterior.
Tenho esperança que as pessoas, desta linda terra, abram os olhos e não acreditem nas cerimónias protocolares que proliferam, neste concelho, todos os fins de semana- caspacho na Luzitana, não obrigado, esta instituição secular merece mais respeito.

3:57 da manhã  
Anonymous DTR said...

Globalmente tudo na mesma, nalguns sectores houve coragem (edece) noutros recuou-se no tempo (lixo, fiape, juvemoz). A equipa é fraquissima e com um ano de vida já está muito fragilizada. Há pelo um vereador que já tem condições para o ser (quem manda é o arquitecto!!!.os trabalhadores estáo descontentes (perguntem no estaleiro, nas escolas, nas cantinas e na limpeza)...pede-se contenção de despesas, OK, poupemos todos: vejam a lista das ajudas de custo do executivo e é de cair para o lado. Não foi para isto que mudámos e não foi para ter aqueles assessores que votámos no PS, parem para pensar...

5:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem duvida que concordo. Este Fateixa fala fala mas não faz nada. E o que faz é a favor dos seus amigos que agora vivem à custa da CME e do dinheiro que é nosso. Isto tem de acabar. Quanto à agua...esperem p ver e depois verão os custos acrescidos que todos teremos de desembolsar. Não que não concorde com a modernização, mas não desta forma, não quando ha compadrios. E quanto à fabulosa auditoria feita à CME que nos custou a todos nós largas milhares de euros e que se calhar foram p o bolso de algum conhecido do Fateixa? Tanto falaram do Sr. Mourinha, mas estes são 10 vezes piores! Esta cidade esta uma desgraça, como não me lembro de estar em 20 anos. E o pior é q vai piorar enquanto estes senhores enchem a barriga e os bolsos `nossa custa. Assim não!

9:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este executivo é uma profunda desilusão. É com alguma mágoa que o digo mas estamos ainda piores que no tempo do Mourinha. Um ano já passou e estes senhores não fizeram nada pelo concelho. E não vale a pena vir para aqui dourar a pilula porque a verdade embora dificil de aceitar para alguns é esta NÂO FIZERAM NADA. Ah, e já agora, então e auditoria?! Diz-se que afinal a coisa não deu nada e se calhar é verdade pois estão tão caladinhos com isso.

10:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tantas saudades do tempo...do outro senhor! É assim: quando se mexe em interesses instalados, como este executivo tem feito na câmara, aí estão, sempre os mesmos a esgrimir-se em "bota abaixo" de quem faz e faz muito bem! Isso mesmo: Estremoz está melhor e vai ficar muito melhor (na cultura, no higiene e nas obras). Este 1º ano de mandato foi, e muito bem, para limpar e arrumar a casa. Agora têm condições para mostrarem obra e vão mostrá-la...por muito que doa aos saudosistas do passado! É que o passado é isso mesmo: passado! E esta câmara, este executivo, está voltado para o FUTURO! O FUTURO DE ESTREMOZ!

6:09 da tarde  
Anonymous Abel Ribeiro said...

Estou perfeitamente á vontade para comentar, pois não votei PS nestas Autárquicas e participei, mesmo, encabeçando uma lista de oposição, a do BE.
Não concordo com a acidez de muitas das críticas feitas, pois não podemos ignorar que:
a) Existem boicotes e bloqueios internos dentro do aparelho funcional da Câmara que só não
vê quem não quer . Um exemplo gritante : EU VI, durante a recolha de lixo, num local onde há 3 contentores, só ser depejado um...; a culpa é do Presidente ?
Alguns dos comentários falam de ajudas de custo exorbitantes . Como se acedeu a tal informação ? Fuga de informação não indicia deslealdade e, mesmo, delito profissional ? Haja calma...
b) Que a Câmara tem um executivo onde tambêm há Vereadores do PS e PSD que, por sinal, não quiseram assumir pelouros, mas que, necessáriamente, são cumplíces do bom e mau desta gestão, pois integram a "administração" deste Concelho.
c) Sobre Funcionários, assessores, etc, é tempo de de falar verdade e não ser demagógico. Quem conseguiu a informação sobre as ajudas de custo, devia tentar, pela mesma fonte, saber quanto ganham, hoje, a mais do que ganhavam nas suas profissões anteriores, os membros do Gabinete de Apoio á Vereação. Talvez tivessem uma surpresa e, de vez, parasse a demagogia. Sobre este aspecto, também há que ter cuidado e não roçar a xenofobia...
A grande crítica que faço a este executivo é só esta: FALTA DE DIRECÇÃO POLÍTICA. Se houvesse, talvez a coragem de cortar males pela raiz fosse maior.
Porque não gosto de ser "anónimo", chamo-me Abel Ribeiro

7:54 da tarde  
Anonymous CHE said...

O grupo terrorista FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - esteve representado na Festa do Avante.

O PCP aproveitou a oportunidade para mostrar a sua solidariedade com aquilo que considera ser a justa luta das FARC.

Ficámos a saber que o PCP é solidário com um bando de criminosos e traficantes armados que mantém sequestradas centenas de pessoas, entre as quais uma ex-candidata à presidência da república.

12:06 da manhã  
Anonymous antonio jose garcia said...

Não posso estar mais de acordo com o Abel e não me venham dizer que "os extremos tocam-se"... Aja calma. E se fazem insinuações, provem-nas; só assim serão credíveis. E não, o CDS não está a "namorar" o PS local. Como se tem visto, (com a água, por exemplo), mesmo sem eleitos, temos marcado a agenda política do concelho. E mais o que se verá. Criticamos, construtivamente, o que é de criticar e aplaudimos o que é de aplaudir. Sem demagogia.
Tasmbém não gosto de ser "anónimo", como os que escrevem e como os que fazem o blogue. Porquê? Para quê?
António José Garcia

12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Abel e o António Garcia são talvez para mim, das pessoas mais coerentes e SÉRIAS que conheço. Infelizmente por razões pessoais não me posso identificar, tal como gostaria de o fazer e digo infelizmente porque seria logo conotado com o PS e com a Câmara. Conheço particularmente bem o executivo camarário e tal como o Abel não votei PS votei PSD. Não é nada fácil a gestão de um município que aparentemente parecia ir no bom caminho mas quando este executivo chegou à Câmara eu sei bem o que por lá viu. E até este momento eu sei que se está a tentar chegar a todo lado tal são as dívidas, compromissos sem nexo assumidos por alguém (Luís Filipe Mourinha) que já sabia que não ia ficar e vá de fazer acordos, promessas, dívidas e um sem fim de situações que aparecem a cada dia que passa. Quanto aos assessores vejam o que eles se esganam a trabalhar e alguns eu sei que estariam muito melhor nos seus empregos anteriores do que agora, podia dar exemplos mas não falo em nomes. Vamos ver como vão continuar as coisas e depois voltarei a falar.

7:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Abel e Antonio J Garcia são os mais coerentes e honestos?porquê? porque que têm que mostrar trabalho aos respectivos partidos já que de outra maneira continuam a ser os anónimos locais sem representatividade alguma.
talvez seja,também, a maneira de agradar ao executivo... e agindo assim até podem ter acesso a informação priveligiada.
Se o executivo está a desenvolver um bom trabalhar, como afirmam...deixem-me rir!!!
só podem a estar a gozar com a população de estremoz.
Quanto ao que votou PSD mais um que está no partido errado.Só tem uma via, preencher a ficha de candidato a militante do PS, CDS, BE ou CDU, porque social democrata não é certamente.

10:16 da tarde  
Anonymous antonio jose garcia said...

Sem levantar polémicas, coisa que nunca fiz nos blogues, gostava de comentar o post anterior.
1-Não se questiona a honorabilidade e seriedade das pessoas, na praça pública, só por divergências políticas, muito menos sem apresentar provas que não é assim e debaixo do anonimato.
No mínimo é falta de educação.
2-Só posso falar por mim: nunca devi nada a partido nenhum nem tenho que mostrar trabalho ao partido.Nunca fui apologista das disciplinas partidárias e muito menos a nível local, aliás como sempre tenho feito, e há muita gente, e de outras idealogias, que sabe. Só tenho que "prestar contas" ao eleitorado do CDS a nível concelhio. É a essas pessoas que temos o dever e a obrigação de divulgar o nosso trabalho e os nossos objectivos. E depois como tudo se sabe, que todo o eleitorado saiba de nós e nos julgue. Sem boicotes.
3-Quem julga os outros por "partidarite" é que não merece estar em partido nenhum.

4:14 da tarde  
Blogger Praça_Publica said...

Por uma questão de coerência publicámos o comentário do anónimo relativamente ao Abel Ribeiro e ao António José Garcia e hoje assumimos que foi um erro. Apesar da nossa identidade permanecer anónima e, por esse facto quase não termos "moral" para falar entendemos hoje que não devíamos fazer eco dum comentário anónimo que visa pessoas em concreto. Aos visados as nossas desculpas.Fica desde já prometido que um de nós o fará pessoalmente aos visados.

11:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O post anterior só posso dizer-vos, porque não assistem,merece, da minha parte, uma grande risada,gargalhada ou que quiserem chamar-lhe!!!!
Ora vejamos em primeiro lugar a regra número um deste blogue é o anonimato já que os promotores, assim decidiram e ainda não sabemos quem são. Quem se identifica fica, porque não considero um acto de coragem ou honestidade, politicamente falando, porque é desse assunto e só desse assunto que se trata, sujeito a ver publicado o seu nome já quebrou as regras inicialmente previstas.
Se me quiserem ofender podem fazê-lo, já que tenho todo o prazer em conhecer, após apresentação das respectivas desculpas, os ilustres membros desta também ilustre equipa.
Tinha mais alguns comentários a fazer mas já vi que é perder tempo com pessoas que não merecem. Já agora a talho de foice os acessores recebem menos na câmara do que nos empregos - deve ser uma anedota de última hora...só pode!!!!!

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

onde se lê acessores deve ler-se assessores

5:26 da tarde  
Anonymous Abel Ribeiro said...

Só para terminar uma polémica, que não gosto de ter com "anónimos", que não dão a cara, que, ao que sei, é uma virtude da cidadania e (só depois) de uma das suas formas, a democracia ocidental...
Caríssimos anónimos de 5:15 PM e 10:16 PM:
- Não tenho de mostrar trabalho ao meu partido, o Bloco de Esquerda, do qual fui cabeça de lista em 4 eleições, duas como independente. O meu Partido não dá empregos, e, como tal, tem liberdade de posicionamento (como eu defendi na questão das águas). Aliás, revelo-lhe 1 coisa: após as últimas eleições europeias, fui convidado por um euro-deputado do PSD para ser seu assessor e RECUSEI; é que há algo que eu chamo coluna vertebral.
Tenho um trajecto pessoal e político que, por ter NOME, não se compadece com disparates de um AMORFO (só porque, podendo dizer quem é, não diz, o nome é esse, mas podia ser pior, COBARDE) anónimo
- De resto e sobre outros disparates ditos por quem, como dizia Eça de Queiroz, "Nem mereçe respeito por não dar a cara onde podia levar um par de galhetas", mas, por quem, tenho, como cidadão, de ter respeito, desafio-os a, com nomes e números, desmentirem o que eu, COM O MEU NOME, afirmo.
Não tenho fontes de privilégio de informação. Simplesmente, ando pela Cidade, vou a Cafés e sítios públicos, ouço opiniões e vejo os serviços municipais na rua (lixo, etc).
- Sobre o resto, contnuo, caríssimo anónimo, a gostar de ser um dos "anónimos locais sem representatividade alguma", como diz.
Mas, pelo menos, dou a minha opinião COM ROSTO, coisa que o meu caro 10:16 PM não faz, o que o faz cair uns degraus abaixo de mim : eu posso não ter representatividade, mas dou a CARA, logo, COBARDE, ou MEDROSO (como o meu caro 10:16 PM parece ser...), não sou

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois é mais uma vez nestes comentarios reianam as conversas de sempre que muito são ebatidas e que não levam a lado nenhum! Porque é que em vez de s falar do numero de assessores dos "tachos" etc etc... não falamos em criar oportunidades para os jovens estremoenses se estabilizarem na cidade, caso não se tenham apercebido os jovens de estremoz que se formam em universidades de todo o pais não têm como voltar a Estremoz porque não existem por ca ofertas de trabalho. ate os que decidem ficar por ca não têm grandes prespectivas de futuro porque por ca ou se é funcionario publico ou s trabalho numa caixa de supermercado ou s tem uma pequena empresa familiar ou por ultimo trabalha-se na construcção civil. Isto sim preoucupa o futuro de Estremoz esta cada vez mais desfocado por isto ( e pelo numero de assessores claro)

9:36 da tarde  
Anonymous Abel Ribeiro said...

Não vale a pena comentar, talvez..
Senão, teria de dizer, ou perguntar, sobre o que fez o Centro de Emprego, em 2 mandatos distrribuindo ,vÁ LÁ, A MIM, QUE NÃO SOU ANÓNIMO, FEZ O QUE FEZ, COM UMA cANDIDATA, DO TEMPO DO PSD, INSCRITA NA VÉSPERA, MAS QUE HOJE, E MUITO BEM, PORQUE A DESPEDI POR "MÁ FIGURA", TENHO DE PAGAR 3 MIL EUROS...
Enfim, eis o que quem foi pelo BE beneficia!!!
Os aleivosos, se calhar funcionários públicos vitalícios dos tempos da CDU ou "afins", deveriam pensar n vezes...
TENHAM VERGONHA

Assino, uma vez mais

Abel Ribeiro

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Após um ano de mandato, estamos em laguns aspectos na mesma e noutros muito pior. Verifica-se uma tal falta de organização na forma como se dirigem as coisas, que ninguém percebe nada. Acho que em vez de falarem mal do anterior executivo deveriam era andar com isto para a frente. Deixem-se de "Estremoz Marca", "Estremoz Canta", etc, e façam alguma coisa pelo concelho. Apostem na instalação de novas empresas, apoiem o turismo, criem mais actividades desportivas e culturais, façam Estremoz destacar pelo que tem de melhor. O executivo em vez de andar por aí a dizer que flano tem culpa disto e daquilo, deixe-se de tretas e TRABALHE MAIS. Ah e a transferência do sector dos transportes para o Centro Cultural, foi de facto errada, é que formos a ver tem que andar de um lado para outro quando se tem de tratar de algo. Espero que daqui a um ano as coisas tenham realmente mudado.

2:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home