A Mão Negra de Estremoz

A MÃO ESTÁ COMPLETA - 5 são os membros: Polegar-O Cérebro; Mindinho- Pequeno mas solidário; Anelar- O Aliado; Indicador- Quem mostra a "direcção" e Maior de Todos - Grande no tamanho e nas convicções.

02 junho 2006

NÓS E A MINISTRA DA EDUCAÇÃO

Custa-me admitir mas há coisas onde a ministra da Educação tem razão na recente polémica por causa da revisão do estatuto da carreira docente. Custa-me também admitir que ainda haja colegas que preferem apenas criticar e não admitir que apesar de "dolorosas" algumas medidas são necessárias. Custa-me igualmente que, no passado não tenha havido coragem de as tomar.
Onde é que a ministra tem razão:
- Concursos para quatro anos
- Avaliação dos professores
- Congelamento da progressão automática na carreira
- Substituição dos professores em falta
- Maior envolvimento dos pais e associações locais
São exemplos de medidas sensatas que os colegas professores deveriam analisar com isenção, em vez de declararem guerra dia sim, dia não!O nível,deplorável, do conhecimento dos nossos jovens, não será razão suficiente para que nós os professores tenhamos um bocadinho mais de humildade?Numa má educação,o culpado é sempre o educador! Somos todos? Seja! mas então juntemos esforços para vencer esta batalha, que é decisiva para o nosso futuro!

31 maio 2006

LINDO DE MORRER

Foi lindo de morrer, esta tarde, ainda que na hora de serviço, ver um casalinho passear frente à Câmara, murmurando cumplicidades e trocando sorrizinhos de ética barata.
Ela, magra quase escanzelada, eternamente pendurada do cigarro. Ele, elegante (provocadoramente elegante para um homem que se diz de esquerda) afável e bem disposto. O tema da conversa permanece no mais recondito segredo, mas o "mindinho" da mão negra estava por perto e garante que há coisas de que o "casalinho" não falou. Sabe-se que a recente demissão da senhora do "tacho" que gozava na autarquia não foi. O tema da água também não. Sobre a ida (tardia) da senhora para o estaleiro o mindinho não conseguiu apurar os comentários...
Resta apenas uma hipótese: Ela é uma fonte de informação priviligeada, ele trazia um magnifico bloco na mão e portanto por certo estaria a tomar notas para o seu próximo "post" ....
É sempre lindo ver os "grandes anarquistas" terem estas posturas soft...

MÊS DA IMAGEM


ENTRADA DA CÂMARA

Imagem do "cartel" deixado pelas obras realizadas no século passado...

(artista desconhecido)