A Mão Negra de Estremoz

A MÃO ESTÁ COMPLETA - 5 são os membros: Polegar-O Cérebro; Mindinho- Pequeno mas solidário; Anelar- O Aliado; Indicador- Quem mostra a "direcção" e Maior de Todos - Grande no tamanho e nas convicções.

29 março 2007

SALAZAR


António Oliveira Salazar foi a personalidade escolhida pelos telespectadores da RTP1 que participaram no concurso "Os Grandes Portugueses".
Telespectadores da RTP1 votaram no ditador para “maior português de sempre”.

O histórico líder do PCP Álvaro Cunhal e o cônsul Aristides de Sousa Mendes, que permitiu a fuga de 30 mil pessoas, sobretudo judeus, ao regime nazi durante a II Guerra Mundial, ficaram na segunda e terceira posição respectivamente.

No quarto posto ficou o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, à frente de Luís de Camões.
D. João II foi o sexto desta lista, que nos restantes lugares contemplou ainda o Infante D. Henrique, Fernando Pessoa, Marquês de Pombal e Vasco da Gama.
PORTUGAL será um País de "Salazarentos" ?

8 Comments:

Anonymous Coquito said...

Salazarentos não digo, mas que isto tá a caminhar para o fascismo lá isso tá.

3:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sem duvida, o socrates cd dia ta mais parecido com o Salazar.

2:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só lamento que aqueles que lhe deram a vitória não tenham vivido no tempo dele ! Os "Bons Corações" (Aristides de Sousa Mendes, por exemplo) nunca valeram nada !Foi sempre apetecível ao Ser Humano a Maldade, o Rancor, O Ódio , O sofrimento, a dor , o Escárnio ,e pelos vistos caminhamos muito rápidamente para lá !

1:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vergonha vergonha vergonha mil vezes vergonha tenho vontade é de emigrar....

2:28 da manhã  
Blogger Luis Mariano said...

A Associação Por Santiago existe para defender o património humano e edificado de Santiago - Estremoz.
Para remar contra este esquecimento de séculos...
Agora pode dispor de toda a informação da Associação e do Bairro em http://bairrosantiago.blogs.sapo.pt/ ou contactar-nos para por.santiago@netvisao.pt.
Obrigado.

6:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este POVO é um espectáculo !
Ao fim de tantos anos e ainda não sabe o que quer !
Tristeza !

12:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Salazar fez do nosso país um país de ignorantes, Cunhal, se tivesse levado a sua avante teria feito do nosso país um país de ignorantes!
O vencedor é sem dúvida Aristides.
É bom que Salazar não seja esquecido, assim os nossos filhos poderão desculpar-nos muita da nossa ignorância e muito do nosso atraso em relação aos que nos rodeiam.

1:21 da tarde  
Anonymous antónio prates said...

A curiosidade levou-me a dar um passeio e, ao apertar esta Mão Negra de Estremoz (que é a cidade onde nasci), deparei com um vendaval de discursos partidários... A não identificação desses mesmos comentários, levou-me a concluir o seguinte:
Penso que, esta é apenas uma pequena amostra da nossa maneira de pensar e de estar na vida... E como tal... O homem que o estremocense Marechal Carmona escolheu para ministro das finanças, e posteriormente para chefe do governo, venceu esta prova de cultura e de identidade do povo português, por demérito dos últimos trinta e três anos da nossa História... Se é verdade que Salazar falhou estrondosamente na educação, na liberdade de expressão, na descolonização, na guerra civil de Espanha, e em muitas outras situações, não é menos verdade que, não se aproveitou monetariamente do prolongado cargo que ocupou... Talvez houvesse uma outra ética, nos familiares dos homens que comandam o país actualmente.


Com as melhores saudações deste António

6:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home